O reconhecimento da Organização Mundial de Saúde (OMS) de que há uma pandemia do novo COVID – 19 tornou ainda mais premente uma questão: as empresas estão preparadas para lidar contra a pandemia de coronavírus?
Quarentena, impedimento da livre circulação e isolamento domiciliar são medidas que provavelmente serão adotadas e que podem resultar no fechamento de escritórios ou paralisação de companhias em função da falta de pessoal.
Em todo o mundo estamos vendo mobilizações para conter a disseminação do vírus e a tendência é que, nas próximas semanas, o Brasil também entre nesse movimento. Aulas suspensas, ensino à distância, proibição de aglomerações, restrições no transporte público e orientações para que a população permaneça dentro de casa são alguns dos exemplos de medidas que devem ser tomadas nos próximos dias.
Como as empresas vão lidar com essa situação, principalmente aquelas voltadas ao setor de saúde e bem-estar?
Toda empresa deve estar preparada para enfrentar crises. Um instrumento essencial para preparar uma organização para isso é o Business Continuity Program (BCP), o programa de continuidade de negócios.
O BCP é um processo de criação de sistemas de prevenção e recuperação para lidar com potenciais ameaças a uma companhia e mantê-la em funcionamento, mesmo em casos de um desastre, catástrofes, enchentes, greves ou de qualquer situação que possa colocar em risco a continuidade das operações. Ele assegura que a empresa não pare de funcionar.
Como funciona o BCP?
Seguindo as boas práticas do BCP, uma corporação deve considerar todos os cenários possíveis que poderiam afetar suas operações e, a partir disso, estabelecer planos de contingência para enfrentá-los.
Esses cenários devem contemplar a cadeia de valor da empresa, a criticidade de cada um dos serviços no andamento das operações, incluindo a necessidade de backups para seus sistemas e, principalmente, criar cenários envolvendo as pessoas.
É preciso planejar o que pode acontecer se não houver uma pessoa capacitada para as atividades críticas. É preciso, então, estar preparado e ter substitutos capacitados para manter o funcionamento do empreendimento.
O trabalho remoto é uma grande alternativa, mas, sozinho, não representa a solução para todos os males. A gestão coordenando as equipes, a comunicação eficiente com o mercado e capacidade de substituir pessoas em tempo hábil fazem deste processo um grande desafio.
Por que a Interplayers está preparada para enfrentar a crise?
Adota o BCP – Já enfrentou pandemia do H1N1, greves e enchentes sem qualquer prejuízo para os clientes.
Cenários – considera os cenários possíveis que poderiam ser capazes de interromper suas operações e criou respostas para cada um deles.
Pessoal – prevê a possibilidade de, entre outras ações, trabalho remoto e intercambialidade entre pessoas, com eventual substituição de uma pessoa indisponível, por outra também capacitada, mesmo que trabalhando atualmente em outra área.
Transformação Digital – A Interplayers, como O HUB de negócios na saúde e bem-estar, tem, como um dos seus princípios, a transformação digital num modelo omnichannel, com ênfase em B2B, B2C, B2BC, além de serviços aos pacientes.
Ganhos – manutenção do funcionamento da cadeia de valor de nossos clientes, de forma a mitigar as situações de desastre que possam ameaçar a continuidade do abastecimento das farmácias, dos programas de serviços ao paciente e de acessos aos medicamentos.
Independente da adversidade, nosso hub de negócios continua em pleno funcionamento e está preparado para atender as necessidades da cadeia de saúde e bem estar em meio à situação de pandemia do coronavírus.