Nadando contra o cenário econômico do Brasil, o mercado e a indústria farmacêutica manteve um crescimento acima de 10% nos últimos 4 anos de acordo com dados do IQVIA. O mais interessante desses dados é que ainda há muito espaço para expansão, principalmente quando olhamos para o mercado institucional.
Só no último ano, a venda de medicamentos para hospitais, clínicas e outras instituições de saúde teve crescimento de 21%, impulsionado por novas drogas, em especial a produtos biológicos e oncologia. O setor privado ganha destaque, acumulando mais de 50% do volume de vendas: um cenário cada vez mais competitivo e desafiador para a indústria farmacêutica.
Novos desafios
Esse cenário positivo tem estimulado o surgimento de novas oportunidades e desafios para a indústria farmacêutica. Grande parte desses produtos são de alto custo e podem ter necessidades específicas de transporte, armazenamento e distribuição.
Grande parte destas áreas terapêuticas têm sua demanda em múltiplos canais de atendimento, como clínicas especializadas, homecare, pequenos, médios e grandes hospitais, gerando um desafio logístico-comercial grande para a indústria.
Fatores de complexidade da cadeia
– Alto custo de aquisição;
– Armazenamento, distribuição e comercialização de produtos sensíveis à temperatura;
– Demanda pontual e específica;
– Autorização do pagador (governo ou plano de saúde);
– Logística reversa, etc.
Um paciente que será submetido a uma sessão de quimioterapia para a sexta-feira, por exemplo, demandará que o medicamento esteja disponível na clínica pelo menos 48 horas antes. Próteses e dispositivos possuem tamanhos e formatos que podem variar durante o ato cirúrgico, gerando aí um desafio de logística reversa.
Assim, a indústria tem a necessidade de ter acesso a informações de maneira mais rápida e consistente, manter o controle do fornecimento desses insumos e sistemas eficientes de reposição e gestão comercial. Para que o gerenciamento de toda a cadeia seja eficiente, é preciso entender o processo como um todo, desde a indústria farmacêutica, passando pelas distribuidoras, até chegar ao paciente.
Com certeza você quer estar preparado para acompanhar essa tendência, certo?
Com um parceiro que ofereça as soluções certas, sua empresa consegue estar preparada e garantir um ótimo desempenho nesse mercado tão importante.
A Interplayers é o hub de negócio de saúde e bem-estar que oferece soluções para todos os players da cadeia. Saiba mais sobre como estamos preparados para entender às suas necessidades!