Como a indústria farmacêutica pode melhorar a dispensação de produtos no mercado institucional?

Picture of <span class="artigo-escrito">Por: </span>Interplayers

Por: Interplayers

O hub que se conecta ao seu negócio empregando tecnologia e inovação na construção de jornadas de saúde e bem estar.

Nos últimos anos, o mercado institucional vem crescendo no Brasil.  Isso traz oportunidades e desafios para a indústria farmacêutica que atende a hospitais e clínicas, principalmente no que diz respeito à gestão da dispensação dos produtos.

Em um mundo ideal, a dispensação garante que o que chega até o hospital ou a uma clínica é o medicamento certo, transportado corretamente, na data correta, para o paciente que precisa dele.

As características e necessidades desses produtos geram alguns fatores que levam à maior complexidade da cadeia. Geralmente, são itens de alto custo de aquisição, atendem a uma demanda pontual e específica, dependem de distribuidores regionais especializados, precisam de uma logística reversa e de armazenamento, distribuição e comercialização especial já que muitos deles são sensíveis à temperatura, por exemplo.

O impacto na jornada do paciente

São inúmeras as situações nas quais o paciente ou uma unidade hospitalar podem enfrentar. Um paciente que precisa se deslocar de um município para outro para um tratamento, necessidades de internação, urgência médica, procedimentos cirúrgicos agendados, alto custo etc.

Imagine um paciente que está fazendo o tratamento com quimioterapia em um hospital que fica a 500km da sua casa. Sempre que ele tem uma sessão, vai precisar se organizar para percorrer essa distância, conseguir um meio de transporte, uma hospedagem, um acompanhante e por aí vai. A questão é que o esforço e impacto na rotina desse paciente são enormes.

É preciso garantir que o medicamento que ele precisa esteja lá, nas condições corretas. Caso contrário, pode ocorrer atraso no tratamento, além do desgaste. Assim, a dispensação no mercado institucional é um fator importantíssimo na jornada do paciente. E, para que ela funcione, todo o fluxo entre indústria, distribuidor e hospital precisa estar completamente alinhado.

O desafio logístico-comercial

Assim, a indústria enfrenta um grande desafio logístico-comercial para atender clínicas especializadas, pequenos, médios e grandes hospitais. Processos operacionais e comerciais tais como, logística reversa, consignação, re-suprimento automático reduzem o risco de rupturas, custos elevados de internação e redução de risco a saúde do paciente.

O acesso a informações de maneira mais rápida e consistente, o controle do fornecimento desses insumos e sistemas eficientes de reposição e gestão comercial são essenciais para um melhor gerenciamento de toda a cadeia.

Nesse sentido, a relação com os distribuidores é um ponto muito importante e delicado. A indústria precisa garantir que seus parceiros tenham estoque para vender, mas, ao mesmo tempo, ter conhecimento para quem seus produtos estão sendo vendidos para ter mais qualidade e controle das suas relações comerciais.

É preciso entender o processo como um todo – desde a indústria farmacêutica, passando pelas distribuidoras, até chegar ao paciente – e gerar uma maior integração entre todos os players.

Como a tecnologia pode ajudar a dispensação no mercado institucional?

A tecnologia é um meio e precisa ser a mais atualizada possível para que a dispensação de produtos no mercado institucional aconteça de maneira mais ágil e com o menor número de erros possível.

Imagine conseguir administrar a gestão do pedido, do estoque e da demanda do distribuidor em um lugar só, com a certeza de que o produto certo chegará até o hospital ou clínica certo. Para que isso funcione, o fluxo, as conectividades e a infraestrutura da plataforma precisam estar funcionando em perfeita harmonia.

Tudo precisa estar bem redondo: estabilidade, disponibilidade e configurações da plataforma são muito importantes.

A solução comercial da InterPlayers cuida de toda essa logística e oferece as ferramentas ideais, de acordo com as suas necessidades, para um ótimo desempenho nesse mercado.

Nossa plataforma oferece flexibilidade para personalizar condições comerciais de acordo com o perfil de cada clínica/hospital, o mapa de venda dos distribuidores, a possibilidade de realização de pedido por múltiplos perfis (representante, televendas, hospitais/clínicas) e tudo o que a indústria farmacêutica precisa para uma melhor dispensação de produtos no mercado institucional.

A InterPlayers é o Hub de Negócios da Saúde e Bem-Estar que oferece soluções para todos os players da cadeia. Saiba mais sobre nossas soluções comerciais e como estamos preparados para entender às suas necessidades!

 

Compartilhe

Talvez você goste também
Foto ilustrativa do artigo sobre estratégias omnichannel: executivos apertando as mãos.

Estratégias omnichannel na Indústria Farmacêutica: como a integração de canais impulsiona as vendas B2B

A transformação digital tem moldado profundamente as relaçõe...
Picture of <span class="artigo-escrito">Por: </span>Juliana Maciel

Por: Juliana Maciel

Foto ilustrativa do artigo sobre Ressarcimento Inteligente: acordo sendo fechado.

Ressarcimento Inteligente: como o Pharmalink transforma a gestão de pagamentos entre indústrias e distribuidores

O ressarcimento é uma etapa essencial nas transações comerci...
Picture of <span class="artigo-escrito">Por: </span>Mário Nascimento

Por: Mário Nascimento

Foto ilustrativa do artigo sobre estratégia de go-to-market mostrando dois executivos com tablet.

Estratégia de Go-To-Market: o papel decisivo da integração tecnológica no setor farmacêutico

O sucesso de uma estratégia de go-to-market no setor farmacê...
Picture of <span class="artigo-escrito">Por: </span>Ilo Souza

Por: Ilo Souza

Pesquise pelo o artigo

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade. Ao clicar em aceitar, você concorda com todos os cookies.