Ter o seu produto no ponto de venda certo é cada vez mais relevante na estratégia comercial. O mercado farmacêutico é cada vez mais complexo e com uma concorrência cada vez mais acirrada.
Diante desse cenário ter uma estratégia alinhada as necessidades e oportunidades desse mercado valoriza o seu produto, além de fortalecer a relação com os parceiros lojistas.
No entanto, dois dos principais desafios da indústria farmacêutica são entender como evitar a ruptura e exibir seus produtos no ponto de venda.
Por isso, utilizar a estratégia de gestão por categoria no trade marketing é uma forma inteligente de aumentar as vendas nas farmácias e a relevância do seu produto no mercado.
O principal objetivo do trade marketing é aumentar a demanda com o auxílio dos parceiros na cadeia varejista. Além de criar necessidade junto ao consumidor, essa é uma estratégia que impulsiona o aumento de vendas pelo PDV, que visa criar demanda e ofertar constantemente para o consumidor final.
Mas engana-se quem pensa que a melhor estratégia é inserir o produto na maior quantidade de PDVs possíveis. De nada vai adiantar colocar o seu produto em uma farmácia que não possui o perfil dos consumidores daquele produto. É como disponibilizar a compra de laranjas para um público que gosta de consumir apenas morangos. Ou seja, o produto ficará parado nas prateleiras durante meses, prejudicando a sua relação com os varejistas.
Para que essa estratégia seja feita de forma inteligente é preciso mapear o mercado para descobrir onde estão os clientes do seu produto. Isso facilitará a adesão ao seu produto, fortalecimento da relação com o PDV e gestão da sua estratégia de trade.
Como utilizar a gestão por categoria na indústria farmacêutica?
Cada dia mais, a indústria percebe a importância do PDV além das vendas. É no lojista que o consumidor compra e deixa informações como: perfil de compra, mudanças de perfil, preferências, vendas correlacionadas, reclamações sobre o produto etc. Isso faz dos pontos de vendas uma grande ferramenta de pesquisa.
Porém os varejos farmacêuticos podem apresentar dificuldades em conhecer e identificar as necessidades e comportamento dos seus clientes e consumidores das marcas. Portanto, a indústria tem um papel fundamental na criação de estratégias que aproximem os consumidores da sua marca, mas que também beneficiem os pontos de vendas.
O PDV sempre será uma ponte importante entre a marca e o consumidor. Ações devem ser feitas nesses espaços com o objetivo de aproximar o shopper, não apenas o consumidor cliente da marca e do ponto de venda.
É necessário investir em mídia para fazer com que o cliente conheça o produto, se interesse por ele e se motive a comprar, mas a venda mesmo acontece com o produto nas farmácias. Por isso, é importante investir no PDV também. Ou seja, colocar os produtos nas lojas certas, auxiliar o PDV com informações e definir estratégias para disposição do produto na loja, seja ele em prateleiras ou gôndolas.
Como um parceiro especializado pode ajudar?
A gestão por categoria para indústria farmacêutica requer um nível de expertise no assunto que é fundamental para o sucesso das estratégias.
Não basta apenas trabalhar com a estratégia de destinar uma equipe de promotores e vendedores até as farmácias para alinhar a estratégia de disposição do produto na loja. É necessário toda uma pesquisa sobre quais as lojas corretas, como e quando utilizar as mídias para divulgar a marca para os consumidores, entre muitas outras ações que são importantes para o sucesso da marca.
Ter um parceiro especializado nesse mercado faz toda a diferença para sua estratégia de trade marketing.
A InterPlayers trabalha com diversas soluções que podem ser integradas à sua estratégia para fortalecer sua marca com o consumidor e farmácias.
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