As mudanças ocasionadas pela transformação digital estão sendo cada vez mais discutidas. A reconfiguração social e econômica que vinha acontecendo aos longos dos anos ficou ainda mais em evidência durante a pandemia.
A necessidade de construir novos modelos de negócios, conectar-se de forma online e trazer inovações ao mercado deixou de ser o futuro para se tornar o presente. Todos os mercados estão se adaptando e com o segmento farmacêutico não é diferente.
A pandemia acelerou a necessidade da implantação de modelos de gerenciamento e soluções que possam, ao mesmo tempo, reduzir custos e aumentar a produtividade, enquanto oferece a melhor experiência de compra.
Todo o mercado de saúde precisou se transformar, pois a mudança do comportamento do consumidor afetou diretamente todos os canais de comunicação entre a indústria e o varejo.
Farmácias tiveram que adaptar seu modo de realizar pedidos para ganhar praticidade e agilidade.
Esse novo comportamento gera uma série de dúvidas, pois esse é um mercado que está acostumado com o relacionamento entre farmácia e indústria por meio de representantes comerciais que ajudam tanto as farmácias quanto a indústria a compor o mix de produto ideal.
Mas, e agora, que boa parte desse relacionamento é feito online, como escolher o mix ideal para atrair os clientes?
O que é o mix de produtos?
Dentro do conceito do marketing, mix de produtos diz respeito à variedade de produtos oferecidos por uma empresa ao público, ou seja, a variedade de produtos ou serviços que serão vendidos aos clientes.
Ter um mix de produtos amplo e bem segmentado para diferentes perfis de clientes é importante, pois possibilita a fidelização do consumidor, além de garantir uma fatia maior do mercado em que a empresa atua.
Escolher o mix de produtos é uma das etapas mais importantes e decisivas para o sucesso do negócio. Afinal, a seleção dos itens certos equivalem a mais vendas e clientes fiéis.
Quando falamos sobre mix de produtos é muito comum imaginar que quanto mais melhor. No entanto, não é bem assim. Não adianta em nada ter na sua loja (seja ela online ou física) batatas, se o seu público só busca por cenouras, por exemplo.
Por isso, mais importante do que ter uma variedade de produtos é conhecer o comportamento do seu consumidor.
A importância do mix de produtos para a indústria farmacêutica
Muitos empreendedores têm dúvidas sobre qual a importância do mix de produtos para a indústria. De forma bem simples a resposta é: o mix de produtos é importante para atrair, vender e fidelizar os PDVs.
Toda indústria possui clientes que buscam por produtos que ela oferece. O grande desafio é fazer a sua indústria ser vista por esse cliente. Por isso, ter um mix ideal é identificar o perfil desse PDV, entender suas dores e entregar produtos que atendam a essas necessidades.
Vale lembrar que, com a quantidade de concorrentes que o mercado possui, ser assertivo é importante para não perder o investimento nem o share do mercado, por isso, oferecer um mix de produtos variado e que seja adequado a diversos tipos de PDVs é um diferencial competitivo.
Definindo o mix ideal de produtos com o Pharmalink
Um dos principais marcos da transformação digital é a comunicação.
Nos novos modelos de comunicação, você não precisa mais mandar um representante comercial até a farmácia para que ela possa fazer o pedido dos produtos da sua empresa, ela pode fazer tudo isso online de forma direta, ágil e eficaz.
A Pharmalink é a maior comunidade de negócios do segmento da saúde e bem-estar para a indústria. Com mais de 60 mil farmácias conectadas, será muito mais fácil aproximar a sua indústria dos PDVs ideais para o seu negócio.
Mais do que uma plataforma para você expor os produtos, a Pharmalink é uma plataforma que ajuda sua indústria a alcançar os melhores resultados em vendas.
Com diversas modalidades comerciais e personalização para atender as suas necessidades, a Pharmalink oferece um mundo de possibilidades:
- Análise do mercado para ajudar a criar a estratégia e mix ideal para sua indústria
- Personalização das condições comerciais e mix de produtos para atender aos objetivos e necessidades da indústria
- Personalização da plataforma e criação de tabloides para trabalhar com diferentes condições comerciais para atrair e fidelizar clientes
- Criação de campanhas sazonais
- Propagandas personalizadas
- Flexibilidade e agilidade nas transações comerciais
- Diversas formas de conectividade para aproximar a sua indústria do PDV
Apenas um hub de negócios especializado no mercado de saúde e bem-estar pode oferecer todos esses benefícios em uma plataforma omnichannel com um mundo de possibilidades para você atrair e fidelizar clientes.
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