Ao definir as estratégias que vão conduzir o seu negócio, considerar a sazonalidade do mercado pode fazer toda a diferença nos resultados. Como um hub de negócios especializado no mercado de saúde e bem-estar, a InterPlayers oferece soluções perfeitas para aproveitar as ações e estratégias sazonais, aumentar as margens e garantir o cumprimento das metas estabelecidas.
Tradicionalmente, os produtos sazonais costumam variar de acordo com a sazonalidade climática do local, entretanto outros aspectos também podem influenciar, entre eles o perfil econômico do mercado local, o público principal do produto, fatores sociais e até eventos de grande porte que afetam a demografia da região, podem aumentar a demanda por produtos e medicamentos.
A InterPlayers, conhece o mercado e oferece um apoio analítico de informações para essas oportunidades que vão além das estações do ano e, quando trabalhadas da melhor maneira, trazem muitos benefícios para o negócio.
Muito além das estações do ano
No setor farmacêutico, os exemplos mais comuns de influência no comportamento de compra do consumidor de acordo com a sazonalidade são os produtos que vendem mais no verão, como protetores solares e cremes pós sol ou no inverno, como os medicamentos para doenças respiratórias, gripes e resfriados.
Entretanto, muito além disso, algumas demandas pontuais também podem impactar na sazonalidade e afetar desde o mercado de medicamentos, higiene e beleza, vacinas até mesmo o hospitalar. É o caso de necessidades urgentes como em surtos de sarampo e H1N1, viroses, campanhas de vacinação, ou mesmo eventos de grande repercussão na mídia e que acabam por desiquilibrar os níveis de estoque do mercado, por exemplo.
Vale também destacar ações de lançamento, promocionais ou de defesa de mercado em regiões especificas, que acabam por representar ações pontuais. O cenário pode variar muito e deve ser estudado de acordo com a sua realidade local.
Os desafios da sazonalidade
Para que as ações sazonais sejam efetivas e tragam resultados, alguns pontos de atenção são importantes. Quando estamos falando de sazonalidades previsíveis, o mais importante é o planejamento. É isso que vai garantir que toda sua cadeia produtiva esteja preparada para aproveitar as oportunidades do período.
Depois do planejamento, é importante ter uma equipe preparada para garantir que as estratégias sejam executadas com excelência. É preciso garantir a “positivação” ou distribuição numérica e equilibrar os estoques, com cobertura de acordo com o potencial de cada PDV.
Além de uma quantidade que garanta a capacidade produtiva, a qualificação é essencial. Ter um especialista com experiência de mercado e com as soluções mais completas faz toda a diferença durante as ações.
Conheça a expertise do hub de negócios da saúde e bem-estar que atende todas as suas necessidades e traz mais efetividade para suas ações sazonais com base em nossas soluções de Analytics. Entre em contato com a gente e saiba mais sobre as nossas soluções!