Certamente, você já ouviu falar que o capital humano é um dos maiores ativos de uma empresa e não é para menos. Contar com colaboradores motivados e engajados é uma forma de conquistar os objetivos planejados pela empresa.
Para isso, é necessário desenvolver e implantar ações para a promoção da saúde e bem-estar corporativo. Essa demanda vem aumentando, diante da exigência dos colaboradores por mais atenção com sua qualidade de vida dentro e fora da empresa.
O que é gestão de saúde corporativa?
A gestão de saúde corporativa vai além de oferecer o convênio médico empresarial. É contribuir e, de fato, gerar o bem-estar dos colaboradores. Um dos pilares de uma boa gestão de saúde corporativa passa pela promoção de hábitos saudáveis entre os colaboradores.
Hoje, a saúde corporativa é uma estratégia que abrange diversas ações de uma empresa que visam promover o bem-estar. Disseminar boas práticas em saúde e conhecimento, tornou-se necessário para gerar a conscientização entre os colaboradores da relevância de se tornarem protagonistas no cuidado com a sua saúde e qualidade de vida.
De uma forma geral, qualidade de vida é um conceito que engloba o bem-estar físico, mental, espiritual, psicológico e emocional. Envolve, também, relacionamentos sociais, educação, saúde, trabalho, habitação, saneamento básico e outros fatores de crescimento humano que fornecem uma vida digna.
No ambiente de trabalho, existe a mesma lógica. Melhorias e inovações estruturais e gerenciais constantes têm o objetivo de oferecer condições plenas para que os colaboradores possam realizar seus trabalhos de forma saudável.
Diante desse cenário, cabe as lideranças de DHO reconhecerem o papel fundamental que a gestão de saúde corporativa possui na função de cuidar, acolher e engajar os colaboradores, prevenindo os riscos de danos à saúde e equilibrando o ambiente de trabalho.
Quais os benefícios em adotar a gestão de saúde nas organizações?
Antes mesmo de falarmos sobre os benefícios, como a produtividade, que a gestão de saúde proporciona, precisamos falar de um tópico ainda mais urgente: as mudanças do mercado.
O mundo mudou, as pessoas estão cada vez mais preocupadas, não só com a saúde e bem-estar próprio, mas também no coletivo. E isso impacta diretamente no sucesso de qualquer empresa.
As empresas já perceberam que a tendência dos consumidores é a busca não só por produtos e serviços excelentes, mas por empresas com marcas que atendem as necessidades reais (e urgentes) presentes na sociedade. Isso inclui a saúde das pessoas no ambiente de trabalho.
Ao longo dos anos, o mercado de trabalho sofreu muitas alterações e, hoje, as pessoas não querem mais trabalhar em empresas que não se preocupem com a qualidade de vida dos colaboradores. Por isso, é necessário se adaptar as essas mudanças e criar empresas mais humanas.
As empresas não devem se assustar com o futuro, com as mudanças do mercado e as novas demandas dos colaboradores. Ao contrário, elas devem investir em soluções, modificando seus processos para se adaptar, agregando mais valor à marca e seus colaboradores.
Agora sim, vale salientar que, de acordo com o relatório de Tendências Globais de Capital Humano de 2018 – A ascensão da empresa social, 43% das empresas acreditam que programas de bem-estar oferecidos ajudam a reforçar sua missão e visão, 60% acreditam que eles ajudam a reter funcionários e 61% afirmam que melhoram a produtividade e os resultados financeiros.
Empresas que investem no bem-estar, na saúde física e mental e na satisfação de seus colaboradores têm nas mãos um catalisador de resultados positivos, pois passa a contar com aumento de engajamento, produtividade, retenção de talentos e, consequentemente melhores resultados.
Agora, que tal saber como colocar tudo isso em prática?
Como promover a saúde e bem-estar corporativa?
A promoção da saúde corporativa precisa ser uma mudança de cultura na sua empresa. Certamente, você precisará de tempo, auxílio dos líderes e do DHO para disseminação dessa cultura. Não podemos esquecer das soluções e programas que auxiliam e mensuram se as estratégias adotadas pela sua empresa estão surtindo efeito, a curto e médio prazo.
Ter o parceiro certo, com experiência de mercado e com soluções que apoiem a sua empresa nessa jornada faz toda diferença.
A InterPlayers pode ser seu parceiro para implantar essa cultura de saúde corporativa dentro da sua empresa.
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