A visitação médica é uma estratégia de extrema importância para a geração de demanda no mercado de saúde e bem estar. Por meio dela é possível fortalecer a relação com os médicos, melhorar a adesão ao tratamento, ampliar o conhecimento científico de novos tratamentos e patologias e garantir a consolidação da marca. Para isso, os materiais de visitação médica precisam trazer diferenciais e ser relevantes de verdade.
Já falamos bastante aqui no blog sobre as mudanças geradas pela pandemia no mercado. Os modelos digitais tiveram que ser implantados quase que da noite para o dia e provaram seu valor, ganhando cada vez mais espaço e gerando estratégias híbridas e complementares, aumentando a satisfação e ampliando o alcance.
Uma abordagem digital requer adaptações e aprendizagens constantes. Além de trazer o profissional de saúde para uma plataforma digital, também é preciso desenvolver materiais de visitação médica que condizem com essa linguagem, respeitam o momento da jornada, entregam mensagens relevantes e conteúdo de valor.
Como tornar o material promocional da indústria atrativo em uma visita virtual?
Conversamos com o Gerente de Soluções da InterPlayers, Mário Lucas Cacozza, que nos passou algumas dicas importantes para construir um material de visitação médica relevante.
Entenda as suas personas e a sua jornada
No mercado de saúde e bem-estar, muito se fala sobre a jornada do paciente. Entretanto, para que a visitação e o trabalho dos representantes sejam mais efetivos, também é importante entender a jornada do profissional de saúde, seu momento na jornada e a curva de adesão de cada médico. O conteúdo precisa ser personalizado para que a interação seja mais atraente para ele. Algumas perguntas que podem ser feitas para entender onde esse médico está na jornada e que tipo de material pode ser mais relevante para ele podem ser:
– Quais são as preferências do médico?
– O que o médico está buscando?
– Onde o médico busca informações?
– Ele já conhece o produto/ diagnóstico/ patologia/ tratamento?
Conte com uma equipe especializada
O meio digital permite que exista um “cardápio”, com diversas opções de materiais de visitação para que o representante, mediante a esse contato com o médico, consiga identificar o mais adequado para aquele momento. A força de vendas precisa ter empatia, competência e a maturidade para conseguir fazer essa identificação da necessidade e do momento do médico. Para isso, é muito importante ter uma equipe de representantes com expertise, qualificada e preparada.
Foque na qualidade e na entrega do conteúdo
Hoje, a tendência é que o material de visitação médica migre de um formato promocional para um formato mais consultivo, em que o médico vê relevância e busca informação para um cenário específico. Perguntar ao profissional o tipo de conteúdo ou tópico em que ele está interessado não é apenas indicado, mas necessário.
Além disso, o meio digital permite a inovação em questão de formatos e tipos de conteúdo. Oferecer plataformas inovadoras, que funcionam como um grande “cardápio” de materiais, que incentivam a participação dos interlocutores em comunidade e a discussão é uma ótima maneira de engajar esses profissionais que estão sempre buscando por novos aprendizados e atualização científica.
Os novos formatos devem estar em nosso radar, como portais de relacionamento com comunidades médicas, redes sociais, plataformas de conteúdo, clubes de serviços etc. A forma de relacionamento deve combinar interação, capacitação e reconhecimento, gerando engajamento e uma forte relação de prestação de serviços aos profissionais.
No geral, uma melhor combinação de canais e o uso de materiais de visitação médica relevante só podem melhorar a experiência para o médico, aumentando o nível de envolvimento, alavancando a jornada e estabelecendo um relacionamento mais próximo e duradouro.
Saiba mais sobre as soluções de geração de demanda da InterPlayers, o hub de negócios da saúde e bem-estar e conte com um parceiro que está preparado para oferecer tudo o que você precisa para colocar essas dicas em prática e alavancar seus negócios.