Ao mesmo tempo que o mercado de especialidades representa uma excelente oportunidade de receita e rentabilidade para as indústrias farmacêuticas, ele também exige uma grande complexidade no processo de distribuição de medicamentos e produtos.
Chega a soar contraditório um setor que movimenta produtos de altíssimo valor agregado, com itens que custam em alguns casos entre R$ 50 e R$ 100 mil, ainda adotar processos manuais para gerenciar o sistema de distribuição de medicamentos hospitalares de clínicas centros médicos e instituições de saúde.
A gestão manual potencializa o surgimento de erros humanos e falhas no gerenciamento das relações comerciais e no abastecimento dos canais, o que pode comprometer toda a eficiência da estratégia comercial.
Para ajudar a força de venda a gerar demanda e, ao mesmo tempo, agilizar a reposição de produtos sem onerar o estoque, uma boa alternativa é contar com o uso de soluções tecnológicas desenvolvidas para atender as especificidades do segmento.
Entenda os benefícios do mercado de especialidades
Uma das maiores indústrias que atua no segmento de Oncologia, com foco no setor privado, tinha como objetivo integrar a gestão das operações de negócios considerando os diversos perfis de clientes.
Para isso, o modelo comercial pode ser viabilizado através de uma plataforma de “loja virtual” que integra a indústria farmacêutica de produtos e medicamentos especializados, os distribuidores de unidades especializadas e as instituições de saúde em um ambiente exclusivo e personalizado para atender as necessidades da marca, otimizando o fluxo de vendas, possibilitando a agilidade no processo de entrega dos produtos, gestão dos pagamentos aos distribuidores e integração das operações comerciais como um todo.
O resultado foi surpreendente. Foram realizados mais de 3.500 negociações em cerca de 10 meses, totalizando R$280 milhões em pedidos de venda, o que facilitou a visão estratégica para planejamento de demanda por região e perfil de cliente.
O uso de uma plataforma de negócios efetiva o relacionamento comercial e de trade entre os envolvidos na cadeia de relacionamento comercial, por meio de regras comerciais flexíveis e o monitoramento total dos pedidos e reposições.
Através de um relacionamento exclusivo e personalizado com toda a cadeia de abastecimento integrada em parceria com as instituições de saúde (clínicas, centros médicos e hospitais) e distribuidora de produtos e medicamentos especializados, as indústrias desse segmento podem aumentar as vendas.
Segurança e agilidade nesse processo
Outra vantagem importante ao fazer a integração de toda a cadeia é a possibilidade de ter velocidade no envio dos pedidos da indústria para os clientes, evitando a ruptura de estoque e o armazenamento em excesso.
Além disso, você também pode estruturar um programa de atendimento e suporte aos clientes finais (pacientes), de modo a esclarecer as dúvidas e orientar em relação ao uso desses medicamentos especiais.