Programas de Benefícios Clínicos (PBC): o que são e a importância para a fidelização e acesso aos medicamentos

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Por: Jauri Siqueira

Gerente Comercial Clinicarx | Interplayers | Especialista em Serviços Farmacêuticos, Exames Rápidos e Vacinação.

Foto ilustrativa: Tela de notebook com interface de telemedicina, mostrando o acesso fácil a serviços médicos proporcionado pelos Programas de Benefícios Clínicos (PBCs).

No setor farmacêutico, os programas de fidelização e acesso a medicamentos, promovidos pela indústria, têm evoluído em direção à jornada do paciente, incorporando também o acesso a serviços de saúde. Essa evolução resultou no que vem sendo chamado de “Programas de Benefícios Clínicos (PBC)”.

À medida que a saúde digital avança e o foco na centralidade no paciente (patient-centered care) se torna mais relevante, surge uma demanda por soluções mais abrangentes e integradas.

Nesse contexto, os Programas de Benefícios Clínicos (PBC) se destacam como uma evolução natural dos Programas de Benefícios em Medicamentos (PBMs), representando um avanço significativo na jornada de cuidados com a saúde.

O que são Programas de Benefícios Clínicos?

Os Programas de Benefícios Clínicos são iniciativas estruturadas para fornecer aos pacientes serviços que agregam valor ao medicamento, complementando o acesso ao tratamento com cuidados de saúde que cobrem diversos pontos da jornada do paciente.

Esses programas visam melhorar a adesão ao tratamento, reduzir custos com complicações de saúde e promover o bem-estar dos pacientes, sempre com foco na experiência e no cuidado. Confira a seguir alguns exemplos práticos:

  • Diabetes Mellitus: acesso a consulta com farmacêutico no início do tratamento, dispensação programada mensal de medicamentos (orais e insulina), e exames rápidos de hemoglobina glicada na farmácia a cada seis meses, enquanto é realizado o tratamento com medicamentos e automonitoramento com glicosímetro portátil.
  • Asma/DPOC: triagem na farmácia para detecção precoce de sintomas, seguida de encaminhamento para diagnóstico. Após a prescrição do medicamento, o paciente recebe orientação sobre o uso correto de inaladores e tem acesso a um serviço de suporte por chat online.
  • Hipertensão arterial: consulta com farmacêutico no início do tratamento, seguida de acompanhamento da pressão arterial na farmácia, com relatórios ao médico em consultas periódicas por telemedicina a cada seis meses, enquanto é feito o tratamento com medicamentos.
  • Dislipidemias e doenças cardiovasculares: triagem de painel lipídico na farmácia com envio de laudo ao médico. Após prescrição de medicamento, há dispensação programada de medicamentos, com check-up cardiológico na farmácia a cada seis meses e devolutiva ao médico responsável.

De “programas de descontos” para “programas de benefícios clínicos”

Os PBMs (em sua versão brasileira) têm sido uma ferramenta valiosa para as empresas farmacêuticas que buscam se relacionar de forma mais assertiva com o consumidor e os pontos de vendas, criando condições diferenciais para estimular vendas e ao mesmo tempo facilitando o acesso dos pacientes ao tratamento por meio de descontos.

Esses programas, construídos nos últimos 20 anos, representam um enorme avanço da saúde no país.

No entanto, com o aumento da complexidade dos desafios de saúde coletiva e a ênfase no paciente, os PBMs tradicionais mostram limitações. Eles muitas vezes falham em abordar aspectos críticos, como a adesão ao tratamento e o suporte emocional.

A evolução dos programas de descontos para Programas de Benefícios Clínicos é uma resposta a essas lacunas. O PBC vai além dos descontos ao integrar serviços clínicos e de suporte que abrangem toda a jornada do paciente, podendo incluir o início do tratamento e programas de suporte ao diagnóstico.

Soluções Integradas e personalizadas

A Interplayers viabiliza essa evolução com um conjunto de soluções que colocam o paciente no centro das estratégias de saúde e permitem a construção de programas únicos no mercado. Destacam-se as seguintes plataformas:

Clinicarx

Plataforma de serviços clínicos em farmácias, como exames rápidos e vacinas. Permite ao paciente buscar serviços, localizar farmácias hubs de saúde, agendar online e receber um atendimento de qualidade e padronizado prestado pelo farmacêutico. Saiba mais sobre o Clinicarx.

Conecta Médico

Plataforma de telemedicina que permite consultas online, acesso a receitas digitais e pedidos de exames, oferecendo um atendimento rápido e conveniente tanto por médicos, como por psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas. Saiba mais sobre o Conecta Médico.

Healthy

Plataforma de gestão de benefícios farmacêuticos para empresas, operadoras de saúde e saúde corporativa. Oferece um aplicativo mobile, com cartão virtual, que permite ao usuário consultar benefícios, produtos e serviços, facilitando a compra de medicamentos e outros itens de saúde. Saiba mais sobre o Healthy.

Início de Tratamento

Plataforma que permite uma gestão transparente de amostras grátis e primeira caixa do tratamento, desde à prescrição até a dispensação nas farmácias. Conecta indústrias, médicos, pacientes e farmácias para o início de tratamentos prescritos, garantindo que o tratamento seja iniciado corretamente e sem atrasos. Saiba mais sobre o Início de Tratamento.

Vitale

Solução robusta que oferece programas de suporte ao paciente (PSP), programas de suporte ao diagnóstico (PSD) e jornada digital do paciente (chatbots, assistentes virtuais), proporcionando atendimento personalizado, apoio durante o tratamento e diagnóstico, além de orientações contínuas para garantir a adesão ao tratamento e a precisão no diagnóstico. Saiba mais sobre a Vitale.

Essas soluções, quando integradas, criam um verdadeiro ecossistema que permite a construção de jornadas de cuidado sem precedentes.

O papel da indústria e do ecossistema de saúde

O papel da indústria farmacêutica e do ecossistema de saúde vai além da criação de novos tratamentos. É fundamental melhorar a adesão ao tratamento e garantir que as inovações cheguem aos pacientes de maneira eficaz.

O PBC oferece uma abordagem integrada que reforça a importância de um acompanhamento contínuo e personalizado.

Benefícios dos Programas de Benefícios Clínicos

Os PBCs trazem diversas vantagens em relação aos PBMs tradicionais:

  1. Melhora na adesão ao tratamento: combinando descontos com suporte clínico, o PBC aumenta a adesão dos pacientes ao tratamento.
  2. Redução de custos com saúde: ao promover uma gestão eficaz da saúde, o PBC contribui para a redução de custos com internações e complicações.
  3. Promoção do bem-estar: facilita o acesso ao tratamento e promove autocuidado e prevenção, essenciais para a qualidade de vida.

Evolução natural

A evolução dos PBMs para os PBCs representa uma resposta às demandas de um cuidado de saúde mais personalizado.

Para as farmacêuticas que desejam inovar, agregar benefícios clínicos aos programas de descontos é uma oportunidade para aprofundar o relacionamento com os pontos de venda e fidelizar clientes.

Se você deseja conhecer melhor os programas de benefícios clínicos e como eles podem potencializar seus programas de acesso e fidelização, nosso time está à disposição para ajudá-lo!

Clique aqui e entre em contato conosco agora mesmo.

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