O mercado farmacêutico está cada vez mais aquecido no Brasil. Para os próximos anos, a projeção é de que nosso país mantenha sua posição entre os mercados líderes de faturamento no setor farmacêutico mundial. Nesse cenário, a indústria farmacêutica deve focar no ROI de trade marketing para maximizar as vendas e garantir um retorno sobre os investimentos feitos no PDV.
Apesar dessa perspectiva positiva de evolução do mercado, a concorrência também aumentou. Conforme estatísticas recentes, o Brasil possui 464 indústrias do setor e 62 importadoras de medicamentos.
Diante desse panorama, alcançar lugar de destaque dentro das farmácias tornou-se um verdadeiro desafio para as indústrias, afinal existem diversas opções de produtos similares disponíveis. Por isso, para garantir a sua sobrevivência dentro do mercado, é preciso agir com estratégia.
O que uma indústria deve fazer para obter ROI de trade marketing?
Para sair à frente da concorrência, uma indústria farmacêutica deve considerar, primeiramente, que além de garantir a qualidade de seus produtos, precisa estar atenta às tendências do mercado e, principalmente, ganhar espaço de visibilidade dentro dos PDVs.
Para que isso aconteça de fato, a indústria pode começar investindo em conhecimentos sobre trade marketing e, em seguida, executar ações voltadas para o aumento da visibilidade de seus produtos dentro dos PDVs, o que influenciará positivamente nas suas vendas.
Segundo a Statista, o índice de crescimento previsto para o mercado farmacêutico brasileiro até 2030 é de 169%. Por isso, a hora das indústrias começarem a agir em busca de diferenciação dentro do setor farmacêutico é agora.
Por exemplo, a tendência que vem sendo percebida dentro do mercado farma nos últimos anos é de que os PDVs estão se tornando espaços de prevenção, bem-estar e cuidados pessoais, deixando de ser locais onde apenas se compra medicamentos para curar doenças.
Nesse sentido, uma indústria farmacêutica poderia expandir o seu portfólio de produtos como estratégia para ganhar destaque no mercado, indo além dos itens que todas as outras indústrias estão produzindo e disponibilizando para a população.
Da mesma forma, outra estratégia de diferenciação muito eficaz para as indústrias é fechar acordos de trade com os PDVs. Esses acordos são uma espécie de parceria firmada entre as partes para aumentar a visibilidade de seus produtos e maximizar suas vendas no varejo.
No fim das contas, esse tipo de investimento é capaz de contribuir significativamente para o aumento do ROI (retorno sobre investimento) na sua indústria. E é sobre isso que vamos falar agora.
Como os acordos de trade marketing podem aumentar o ROI da sua indústria?
Quando falamos de ROI de trade marketing (retorno sobre investimento) estamos nos referindo ao quanto uma empresa ganhou com os investimentos que ela fez em uma determinada área, certo?
- O ROI é calculado da seguinte forma: receita gerada – custos ÷ custos.
- Por exemplo, se o ganho foi de 150 mil reais e o investimento inicial foi de 50 mil, o ROI foi de:
- ROI = (R$ 150.000,00 – R$ 50.000,00) ÷ R$ 50.000,00
- ROI = 2
- O Retorno sobre o Investimento foi de 2 vezes o investimento inicial. Isso em porcentagem seria 200% de retorno!
No caso dos acordos de trade marketing que as indústrias farmacêuticas estabelecem com os PDVs, o aumento do ROI de trade marketing decorre diretamente da maior visibilidade que seus produtos ganham dentro das lojas.
Por um determinado período e por um valor acordado entre as partes, um ou mais produtos de determinada indústria poderão, por exemplo, pegar ponta de gôndola, o que significa estar em um lugar de destaque no PDV!
De acordo com estimativas, essa posição de maior visibilidade no PDV conduz a um aumento de 20% nas vendas do produto inserido no acordo.
Quando um acordo de trade é bem estruturado e é seguido corretamente pelas partes, os resultados são os melhores possíveis: mais vendas, mais destaque no mercado e mais Retorno sobre Investimento!
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