Quantas oportunidades de vendas já foram perdidas por haver uma limitação de estrutura de equipes? O Brasil possui inúmeros municípios e uma grande extensão territorial, o que impede que a indústria farma distribua seus produtos de forma homogênea para todos os perfis de PDVs, deixando, muitas vezes, de atender uma economia promissora e ávida por consumo.
Exatamente por isso, é extremamente importante para a indústria Farma ter uma estratégia de capilaridade, afinal nem sempre é possível atingir com os próprios recursos todos os pontos de vendas.
Pensando em aumentar a receita da indústria Farma, é primordial, também, que se busque alternativas para atuar além das grandes contas, como franquias, associações, pequenas e médias redes do varejo.
Expanda a participação da indústria com tecnologia!
Uma boa saída para melhorar a capilaridade e aumentar a participação da indústria farmacêutica é optar por uma solução de marketplace. Ao fazer isso, você passa a ter a possibilidade de conectar as estratégias de vendas no varejo farmacêutico a uma cadeia de abastecimento integrada online.
Outra vantagem é a possibilidade de fazer transações comerciais com os mais diferentes perfis do varejo farmacêutico, segmentando suas ofertas para qualquer perfil, tamanho e localização de clientes e reduzindo, também, a ruptura de estoque.
Você também pode impulsionar a venda de produtos, fazendo a gestão personalizada da sua cadeia de distribuição, e assim, garantindo o cumprimento dos seus acordos comerciais, controlando as negociações e acordos de trade, além de avaliar o ROI esperado.
Amplie e desenvolva um relacionamento próximo com diferentes perfis do varejo
Quando a escolha do painel envolve os mais variados perfis de canais é muito complexo e oneroso estruturar uma cadeia de relacionamento que suporte esta operação pulverizada. No entanto, quando se trata de perfis de varejo pequenos, médios e associados, é extremamente importante criar uma relação próxima com as pessoas à frente desses PDVs.
Não desenvolver uma relação com este perfil de canal pode impactar diretamente o crescimento de vendas e presença das marcas.
Por este motivo, pensando em aumentar o impacto nas vendas através de uma estratégia estruturada de relacionamento presente e otimizada, a indústria pode contar com o apoio de uma equipe terceirizada especializada para complementar e desenvolver uma abordagem pessoal nos canais.
A execução das ações nos PDVs pode ser desenvolvida com total sintonia às estratégias comerciais e de trade da indústria, sejam elas na forma de visitas, treinamentos, ações de merchandising no PDV, materiais promocionais, etc.
Com isso, você consegue, por exemplo, trabalhar uma determinada marca ou viabilizar uma campanha com o apoio de uma equipe especializada muito além do painel escolhido ou somente com a estrutura própria da indústria, que pode apresentar limite de headcount.
Ampliando canais de relacionamento
Diversificar os canais de relacionamento, é outra boa iniciativa para aumentar o share. Ao optar por esta ação no seu modelo de vendas, você pode contar com a estratégia de apoio de uma central de Contact Center para se relacionar com os PDVs mais distantes e pulverizados e até mesmo o uso de ferramentas mobile, como apps e whatsapp, que possuem um potencial de vendas importante.
Essa também é uma maneira efetiva de cobrir todo o painel relevante para o seu negócio, com menor custo, mais abrangência e assertividade.
Agora você já conhece opções para ir além da venda direta e ampliar a capilaridade da indústria farma, aumentando assim sua atuação e receita. Veja o modelo que mais se adequa ao seu negócio e entre em contato conosco, temos diversos cases.