Como um SAC alinhado ao programa de suporte ao paciente pode melhorar a adesão ao tratamento

Picture of <span class="artigo-escrito">Por: </span>Carolina Miranda

Por: Carolina Miranda

Gerente de Soluções Interplayers | Adesão ao Tratamento | Programas de Suporte ao Paciente | PSP | PSD | SAC.

A adesão ao tratamento é um desafio para grande parte das indústrias do mercado de saúde e bem-estar. Já imaginou em poder usar o SAC, um dos canais de comunicação mais utilizados pelos pacientes, como uma maneira de reforçar essa missão? Hoje, vamos discutir como um SAC alinhado ao programa de suporte ao paciente pode melhorar a adesão ao tratamento.

Já falamos algumas vezes aqui no blog sobre a importância de investir em soluções que prestem suporte na jornada do paciente. Pensando que essa jornada pode ter, como um dos primeiros passos, o atendimento via SAC, essa ferramenta pode ser uma porta de entrada para que o paciente passe a entender melhor as questões técnicas do produto que ele utiliza.

É importante ressaltar que, tanto o SAC quanto o PSP não interferem na prescrição médica ou nas recomendações que são dadas pelo médico, mas, muitas vezes, o próprio paciente busca por informações adicionais quando ele sai do consultório e esses canais podem ser uma maneira para que ele possa começar a se familiarizar com o medicamento.

SAC X PSP

Para fazer esse paralelo, é muito importante entender as diferenças entre o PSP e o SAC. O principal objetivo de um programa de suporte ao paciente é engajá-lo no tratamento. Para criar empatia, a comunicação do PSP é totalmente humanizada, para gerar valor a ele e fazer com que ele entenda o seu papel no sucesso do tratamento e como pode superar as barreiras de uma determinada doença.

Já o SAC é mais focado em um atendimento personalizado para oferecer informações sobre um determinado produto. A principal finalidade do SAC é traduzir uma linguagem técnica para uma linguagem mais simples para que o paciente possa entender mais facilmente, uma vez que ele pode ser uma pessoa leiga na área da saúde.

SAC e PSP trabalhando juntos pelo paciente

Apesar das diferenças, um não exclui a necessidade do outro. Conhecer sobre o produto, como é a posologia e tudo o que é relacionado a uma dúvida técnica é tão importante quanto conhecer a doença e ter um serviço de apoio durante o tratamento.

Com isso em mente, o SAC pode ser uma extensão do PSP e vice versa. Portanto, é interessante que ambos estejam alinhados, trabalhando em conjunto para que a adesão ao tratamento seja melhor.

O SAC é uma fonte de informação muito importante para alimentar o PSP com relação às principais dúvidas e dores dos pacientes. Por exemplo:

 

O Paciente liga no SAC com dúvidas de como manusear o produto;

 

 

 

O PSP pode oferecer materiais orientativos, visitas virtuais, uma consulta de um enfermeiro, um vídeo e diversos serviços que vão ao encontro dessa dúvida.

 

Quando esses dois recursos estão em sinergia, são capazes de otimizar os resultados com relação à adesão ao tratamento e agregam muito mais valor para a jornada do paciente. A InterPlayers, como hub de negócios da saúde e bem-estar, é o parceiro ideal para conduzir as suas estratégias de SAC e PSP. Fale conosco!

Compartilhe

Talvez você goste também
Foto ilustrativa do artigo sobre estratégias omnichannel: executivos apertando as mãos.

Estratégias omnichannel na Indústria Farmacêutica: como a integração de canais impulsiona as vendas B2B

A transformação digital tem moldado profundamente as relaçõe...
Picture of <span class="artigo-escrito">Por: </span>Juliana Maciel

Por: Juliana Maciel

Foto ilustrativa do artigo sobre Ressarcimento Inteligente: acordo sendo fechado.

Ressarcimento Inteligente: como o Pharmalink transforma a gestão de pagamentos entre indústrias e distribuidores

O ressarcimento é uma etapa essencial nas transações comerci...
Picture of <span class="artigo-escrito">Por: </span>Mário Nascimento

Por: Mário Nascimento

Foto ilustrativa do artigo sobre estratégia de go-to-market mostrando dois executivos com tablet.

Estratégia de Go-To-Market: o papel decisivo da integração tecnológica no setor farmacêutico

O sucesso de uma estratégia de go-to-market no setor farmacê...
Picture of <span class="artigo-escrito">Por: </span>Ilo Souza

Por: Ilo Souza

Pesquise pelo o artigo

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade. Ao clicar em aceitar, você concorda com todos os cookies.